Solicite uma Proposta
Voltar
2817

Quais as vantagens ao adotar cartões de benefícios para seus colaboradores

Quais diferenciais você está oferecendo aos seus funcionários? Para reter colaboradores, é importante contar com um programa de benefícios. Dessa forma, você irá inovar oferecendo benefícios ao trabalhador. E as opções incluem itens como vale-alimentação, vale-refeição, combustível e outras modalidades. Assim, você irá conquistar não apenas o bem-estar dos colaboradores, como também obter vantagens ao adotar cartões de benefícios.

Os números comprovam isso. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, mostra que funcionários felizes são 12% mais produtivos que os demais. De forma semelhante, dados da Universidade da Califórnia (EUA) registram uma alta de 37% nas vendas e três vezes mais criatividade entre os funcionários que apresentam maior satisfação no ambiente de trabalho.

Já deu para entender né? Ao adotar cartões de benefícios, as empresas se destacam. Assim, garantem trabalhadores mais satisfeitos e produtivos. Por isso um programa de benefícios é uma ótima forma de inovar e reter colaboradores. Se você ainda tem dúvidas, veja de que forma os benefícios ao trabalhador são revertidos em vantagens para a empresa.

 

Colaboradores felizes = colaboradores mais produtivos

Nós sabemos o quanto o clima organizacional tem impacto no engajamento e produtividade dos funcionários. Por isso dispor de um ambiente e condições favoráveis são tão importantes. Assim, o programa de benefícios que a sua empresa escolher irá atuar contribuindo diretamente na retenção de talentos.

Ao adotar cartões de benefícios, como vale-alimentação, vale-refeição e combustível, você opta por reconhecer o valor do seu funcionário. Dessa forma, ele verá que tem na empresa um local de acolhimento para o seu empenho.

Programas de benefícios também permitem uma maior autonomia do trabalhador. Afinal, o uso dos cartões de benefícios garante uma praticidade e maior controle dos seus gastos. Essa série de vantagens impacta positivamente na imagem da companhia, o que nos leva ao segundo tópico.

 

Seja a empresa mais interessante do pedaço

A dinamicidade do mercado de trabalho faz com que as pessoas nem sempre almejem fazer carreira em determinada empresa. Algo muito comum no passado, hoje em dia não tem mais o mesmo apelo.  Mas você sabe porque isso acontece? Entender o perfil do profissional é super importante para responder a essa questão.

Ao invés da procura pela estabilidade, o jovem trabalhador atual está interessado em experiências. Não é à toa que ambientes descontraídos como os utilizados pelo Google chamam tanta atenção. Poder explorar suas potencialidades em um espaço que incentive isso com certeza é um diferencial. Melhor ainda se a empresa está alinhada com valores e propósitos que façam sentido ao colaborador.

Tudo bem, mas agora você está se perguntando: eu conseguirei todas essas vantagens ao adotar cartões de benefícios? Se você ainda tem dúvidas, não percebeu o potencial que um programa de benefícios pode ter no bem-estar do funcionário. É uma forma simples e direta de reconhecer o valor da equipe. Assim, você estabelece metas de retenção de talentos e torna a sua empresa desejável. O que enriquece a experiência positiva e qualidade de vida do colaborador.

 

E quais as vantagens financeiras ao adotar cartões de benefícios?

Agora que já você entendeu o impacto no bem-estar do colaborador e na imagem da empresa, vamos à questão que não quer calar: quanto irei gastar com um programa de benefícios? Antes de tudo, saiba que somente em oferecer benefícios ao trabalhador, você já obtém vantagens para a empresa.

A retenção de talentos por si só é uma maneira de evitar gastos. Afinal, manter bons profissionais na sua equipe evita a necessidade de admitir outro. Despesas relacionadas a processo seletivo, exames admissionais e demais procedimentos contratuais já implicam em custos que podem ser evitados.

O segundo ponto é a isenção fiscal, prevista na legislação brasileira. A redução da carga tributária acontece quando a empresa apoia iniciativas sociais e culturais ou promovem a saúde e a alimentação de qualidade. Assim, a oferta de benefícios como vale-alimentação ou vale-refeição resulta em menos impostos.

Existe inclusive uma lei federal, que oferece incentivo especial para empresas oferecerem benefícios de alimentação a seus colaboradores. Regido pela Lei nº 6.321/1976, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) conta com isenção de encargos sociais como FGTS, INSS e muitos outros. Dessa forma, você agrega um programa de benefícios que gera vantagens para a empresa.

 

Escolhendo o melhor programa de benefícios

Para avaliar de que forma você irá inovar e reter colaboradores, é preciso se informar sobre as opções existentes. Portanto, vamos conhecer o que pode ser incluído em um programa de benefícios.

Existe o já conhecido vale-alimentação, possível de ser utilizado na compra de produtos alimentícios em padarias, supermercados, açougues e delicatessens. Nessa opção, o colaborador tem ao seu dispor um valor pré-definido pela empresa para gastos no decorrer do mês. De forma semelhante, o vale-refeição possui um saldo disponibilizado pela companhia, mas o seu uso é voltado para refeições diárias em restaurantes e lanchonetes credenciados.

Outra opção importante é o vale-combustível. O benefício é um diferencial que impacta os colaboradores que possuem carro, já que o vale-transporte não atinge essas pessoas. Dessa forma, você agrega ainda mais vantagens ao adotar cartões de benefícios. É possível ainda inovar e reter colaboradores através de um programa de benefícios que possibilite antecipação salarial. Em alguns casos, essa modalidade pode vir acompanhada de educação financeira.

Já deu para entender né? As vantagens ao adotar cartões de benefícios são muitas. Você motiva os colaboradores e promove o crescimento da empresa em uma atitude que transforma pessoas e negócios.