Solicite uma Proposta
Voltar
2947

Como manter os melhores profissionais de sua empresa?

Como anda o turnover da sua empresa? O Brasil é campeão mundial em rotatividade de funcionários, segundo uma pesquisa da Consultoria Robert Half. O levantamento indica que por aqui o movimento de entrada e saída de pessoal das empresas aumentou em 82% desde 2010. Mas se por um lado os números assustam, por outro colocam em cena a necessidade de pensar como manter os melhores profissionais de sua empresa. Benefícios ajudam na manutenção dos melhores talentos. Você sabia?

Se você está vivendo um desafio desse tipo, esse post é para você. Ao longo do texto, vamos responder algumas dessas inquietações. Então, para começar, por que é importante investir na retenção de talentos?

Manter os melhores profissionais de sua empresa custa menos

Você sabia que reter talentos ajuda a controlar custos? Vamos pensar juntos. Contratar novos profissionais significa abrir processo seletivo para avaliar candidatos. Logo, isso envolve anunciar a vaga, analisar currículo, fazer entrevistas. Algo que consome tempo e dinheiro. Afinal, muitas vezes, é preciso contratar uma empresa especializada para conduzir todo o processo.

E não para por aí: despesas com exames admissionais e demais procedimentos contratuais. Sem falar nos custos com treinamento e integração do novo colaborador. Consequentemente, haja bolso, né? No fim das contas, manter um talento custa bem menos do que admitir outro.

Retenção de talentos significa colaboradores mais alinhados ao negócio da empresa

Imagina só: sua empresa vive uma eterna dança das cadeiras. Funcionários entram e saem a todo tempo. Desse modo, fica difícil estabelecer uma equipe comprometida com o negócio. O engajamento necessário para manter a produtividade em alta também sai perdendo com um turnover muito alto.

Assim, investir na retenção de talentos representa uma maneira de impulsionar a sua empresa. É uma forma de manter as engrenagens funcionando, a qualidade do serviço e a lucratividade do negócio.

Entendeu por que não dá para abrir mão de reter talentos?  Agora, que isso ficou claro, vamos mostrar como colocar essa retenção em prática. Uma boa solução é investir num programa de benefícios. Assim, entenda como manter os melhores profissionais da sua empresa com essa estratégia nos próximos tópicos.

Programas de benefícios ajudam a manter os melhores profissionais da sua empresa

Ao oferecer benefícios, você reconhece o valor do seu colaborador. E funcionários valorizados, reconhecidos, tendem a permanecer na empresa e se comprometer mais. Dessa maneira, para avaliar de que forma você irá inovar e reter colaboradores, é preciso se informar sobre as opções existentes.

 

Conhecer profundamente o público interno da sua empresa é vital para definir quais os benefícios que você pode adotar. Separamos aqui os mais populares e recorrentemente utilizados no mercado.

 

Vale-alimentação

Este benefício possibilita ao colaborador a compra de alimentos processados ou naturais, como frutas e verduras em diversos estabelecimentos. O único requisito é que o local esteja credenciado à rede. Entre as possibilidades, estão supermercados, hortifrutis, açougues, padarias e mercearias. O valor a ser depositado é definido pela própria empresa.

Vale-refeição

Diferentemente do vale alimentação, o vale refeição oferece uma quantia diária pré-definida pela sua empresa para comprar em restaurantes. Dessa forma, o colaborador economiza tempo em casa, deixando de cozinhar. As refeições prontas podem ser adquiridas no café da manhã, almoço ou jantar, desde que o restaurante esteja credenciado à rede.

Aderir ao Programa de Alimentação do Trabalhador é a melhor maneira de oferecer benefícios desse gênero

O vale-alimentação e o vale-refeição costumam ser os queridinhos dos colaboradores. Isso porque ao contar com tais benefícios, eles economizam e podem usar o seu salário para outras despesas e finalidades. Mas qual a melhor forma de oferecer essas vantagens ao seu time? Invista no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Regido pela Lei nº 6.321, de 1976, o PAT oferece às empresas inscritas uma série de incentivos fiscais. Um deles é que aquelas que optam pelo Simples Nacional recebem isenção dos encargos sociais. Quer ficar isento de INSS, FGTS e outros? Então, aderir ao PAT é uma excelente opção. O mesmo acontece com as que optam pelo Lucro Presumido ou Arbitrado.

E no imposto de renda, nada? Temos outra boa notícia para você.  No PAT, as empresas que declaram pelo lucro real têm dedução de até 4% no imposto devido sobre despesas com alimentação.

Vale-combustível

O vale combustível é um meio de pagamento destinado à aquisição de combustível na rede de postos credenciados. Desse modo, é  uma forma de facilitar o deslocamento do colaborador. Funciona assim: o empregador antecipa aos seus funcionários as despesas relativas ao deslocamento entre o trabalho e a residência. Além de compromissos coorporativos em outras localizações.

Bonificações e premiações

Esse recurso é usado para realizar o pagamento de premiações, bônus aos colaboradores ou incentivos diversos. Por exemplo, reconhecimento por tempo de empresa ou bonificações em decorrência de aniversário. Esse benefício pode ser acionado também em ações motivacionais especiais como metas cumpridas para determinada ação.

O benefício oferece opções de escolha ao premiado para que ele possa adquirir seu presente onde e quando quiser. Assim, ele pode escolher entre uma infinidade de produtos e serviços disponíveis nos estabelecimentos credenciados.

A expertise de uma empresa especializada faz toda diferença na hora de oferecer benefícios e manter os melhores profissionais da sua empresa

Não restam dúvidas de que reter os talentos do seu time é importante. E que uma das melhores maneiras de fazer isso é contar com um programa de benefícios. Então, como implementá-lo de maneira fácil, simples e que não gere mais trabalho para sua equipe de RH? Nessas horas, é bom contar com o apoio de uma empresa especializada para conduzir todo o processo.

 

A expertise de uma empresa contribui – e muito – na simplificação e otimização das suas rotinas de recursos humanos. Além disso, você terá autonomia para gerir os benefícios online, suporte permanente e atendimento personalizado. Dessa forma, também é importante escolher um parceiro local para essa jornada de concessão de benefícios e retenção de talentos.

 

Gostou de saber como manter os melhores profissionais da sua empresa? Quer se aprofundar mais nesse universo e acessar outros conteúdos relacionados? Então, fique de olhos em nosso blog e nos acompanhe nas redes sociais.