Blog Gestão de RH Sem categoria

Ver todos posts do Blog

Como manter funcionários sempre motivados? Conheça mitos e verdades

Como manter funcionários sempre motivados? Tá aí uma questão que vira e mexe intriga o pessoal de recursos humanos. Provavelmente, seja até um dos principais desafios no seu dia a dia profissional. Afinal, a motivação do público interno é extremamente importante para uma cultura organizacional coesa e o bom andamento do negócio. 

 

Mas se alcançar essa realidade é um dos objetivos do seu trabalho, por que muitas vezes parece tão difícil? Se você tem pensado assim ou se está em busca de perspectivas para essa pergunta, está no lugar certo. No post de hoje, vamos conhecer alguns mitos e verdades quando o assunto é manter os funcionários sempre motivados.   

 

Dinheiro é o suficiente para manter os funcionários sempre motivados 

Mito. É inegável que contar com uma política justa e adequada de salários é importante e necessário. Todo profissional quer ser bem remunerado pelo trabalho que executa. Por isso, é importante avaliar os salários praticados pelo mercado, a pretensão dos colaboradores e atualizar constantemente os valores vigentes na empresa.  

 

Em alguns casos, no entanto, não adianta só ofertar uma boa remuneração. O clima organizacional e a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho são hoje pontos que têm contado muito no quesito motivação. Vamos saber mais um pouco sobre isso nos próximos tópicos.  

 

Oferecer benefícios pode ajudar a motivar mais suas equipes 

Verdade. Se só o salário não é suficiente para garantir a motivação dos colaboradores, uma alternativa complementar é investir em benefícios. Vale-alimentação, vale-refeição, bonificações por desempenho, auxílio-educação, planos de saúde, gym pass são alguns deles.  

 

E cada vez mais, esses tipos de benefícios são valorizados pelos funcionários. Afinal, são formas de incrementar o salário-base dos profissionais e ajudá-los a ter uma maior qualidade de vida. Por isso, os recursos humanos podem adotar ou investir numa política de benefícios para a empresa.

  

Cultura e clima organizacional influenciam na motivação do colaborador 

Verdade. Criar um bom ambiente de trabalho é fundamental para manter os funcionários sempre motivados. Isso envolve garantir que existam recursos necessários (tempo, pessoal, equipamentos, ferramentas) para a realização do serviço. Além disso, é importante promover um senso de compartilhamento de valores, transparência e relacionamento franco com o público interno.  

 

O modo como a empresa se relaciona com os seus talentos conta muito para a motivação. Assim como a maneira como estimula ou possibilita o relacionamento entre os diferentes níveis organizacionais e os funcionários entre si.  

 

Existe uma forma única de manter os funcionários sempre motivados 

Mito. Seja qual for o porte da empresa, ela é formada por um conjunto de pessoas. E pessoas não são iguais entre si. Existem diferenças físicas, comportamentais, culturais, de identidade, de perfil. Logo, não existe um jeito único de motivá-las.  

 

Vejamos: um funcionário pode se sentir mais motivado sendo reconhecido pelas boas entregas que faz. Outro pode mostrar mais motivação quando tem liberdade para tomar decisões ou quando não se sente pressionado.

  

Nesse cenário, a área de recursos humanos tem um importante desafio de mapear essas diferenças e tentar estabelecer um conjunto de ações combinadas para garantir a motivação de perfis tão diferentes.   

 

Oferecer condições para o desenvolvimento de carreira é um fator de motivação 

Verdade. Permitir que possam evoluir suas carreiras de acordo com suas habilidades é fundamental para manter os funcionários sempre motivados. Afinal, nada mais frustrante do que perceber que não encontra um ambiente propício para o crescimento na empresa.  

 

Os colaboradores se sentem desmotivados quando não enxergam uma perspectiva de carreira. Ou quando não são reconhecidos e ficam anos na mesma posição, apesar de entregarem um bom trabalho. Apostar em planos de carreira para cada função é uma forma de estabelecer critérios claros bem como horizontes de crescimento para o funcionário.  

 

Outra maneira é investir em treinamentos, capacitação e formação de lideranças. Isso permite aos profissionais vislumbrarem novas possibilidades de atuação. E, consequentemente, oportunidades de desenvolvimento de carreira.  

 

Comunicação aberta e transparente ajuda a manter os funcionários sempre motivados 

Verdade. Não adianta esconder a realidade dos colaboradores, omitir informações ou adotar uma comunicação evasiva. O público interno gosta de ter um canal aberto com a organização. As empresas podem e devem conversar, ouvir, recolher opiniões, explicar situações ou pontos controversos.  

 

Para contribuir com a motivação interna, é importante esse diálogo aberto, franco, transparente. É necessário deixar claro para cada profissional os objetivos e metas da organização bem como aquilo que se espera dele nesse contexto. 

 

Assim como é fundamental também dar espaço para que apresente suas percepções. Dessa forma, ele vai se sentir envolvido, parte do time e engajado em participar dos resultados. 

 

Esses são só alguns mitos e verdades quando o assunto é manter funcionários sempre motivados. Com base neles, dá para se ter um norte, uma diretriz, para a realidade específica dentro da sua empresa. Gostou desse conteúdo? Quer continuar lendo textos como esse? Então, adicione aos seus ”favoritos” nosso blog, nossa fanpage e acompanhe as próximas publicações.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *