Solicite uma Proposta
Voltar
2453

Tudo Sobre Turnover: Conheça E Entenda Esse Índice!

Ter uma taxa de turnover alta dentro de uma empresa não está nos planos de nenhuma organização. A rotatividade pode significar maior custo e menor consolidação de uma equipe dentro do seu negócio.

Isso porquê, quando os colaboradores deixam a empresa, a mesma tende a ter mais gastos com processos de desligamentos, abertura de seleção e treinamento para a inclusão no quadro de funcionários.

Outro ponto negativo, é que se a taxa de turnover dentro de uma empresa é alta, pode ser um sinal de má gestão e insatisfação por parte dos funcionários.

Pensando nisso, nós da Nutricash resolvemos escrever este artigo tratando tudo sobre o tema e o que você pode fazer para diminuir a taxa de desligamento, caso você esteja passando por este problema.

Boa leitura!

Estar sem tempo para ler? Escute o todo o conteúdo e não perca nenhum detalhe!

O que é turnover?

O turnover é um termo que se refere à taxa de rotatividade de funcionários em uma empresa. Essa taxa é calculada dividindo o número de funcionários que deixaram a empresa durante um determinado período de tempo pelo número total de funcionários que a empresa tinha no início do período.

O turnover pode ser causado por vários fatores, como falta de oportunidades de crescimento na empresa, baixos salários, má gestão, falta de reconhecimento pelo trabalho realizado, entre outros.

Uma taxa elevada pode ser prejudicial para uma organização, pois pode representar um alto custo com treinamento de novos funcionários e também pode afetar negativamente a produtividade e a qualidade do trabalho realizado.

O que aumenta a taxa de turnover?

A taxa de rotatividade de uma empresa pode aumentar por diversos fatores. Separamos os principais motivos que motivam as pessoas a deixarem uma empresa.

Insatisfação com o salário

É importante que as empresas ofereçam salários justos e competitivos para evitar que os seus colaboradores se sintam desmotivados e insatisfeitos;

Falta de oportunidades de crescimento

Outro motivo que pode levar a pedidos de demissão é a falta de oportunidades de crescimento. As empresas devem oferecer planos de carreira claros e bem definidos para que os mesmos saibam exatamente como podem progredir na empresa;

Falta de reconhecimento

Outro motivo muito comum é a falta de reconhecimento. As empresas devem reconhecer o trabalho e o esforço dos funcionários, premiando-os de acordo com o seu desempenho;

Mau ambiente de trabalho

Por último, mas não menos importante, muitos funcionários pedem demissão porque não suportam mais o mau ambiente de trabalho. Bons gestores devem buscar sempre manter um bom clima organizacional para todos.

Impactos do turnover dentro de uma empresa

O desligamento de colaboradores é uma das principais preocupações das empresas, pois impacta diretamente na produtividade, nos custos e na qualidade do serviço prestado. Sem dúvida, é um dos principais motivos que afetam o desempenho das organizações.

Independentemente do tipo de turnover, as empresas sofrem com os seus impactos. Alguns dos principais são:

Aumento dos custos:

O turnover gera um aumento nos custos da empresa, pois é necessário investir em novos funcionários para substituir os que se foram. Além disso, também há o custo com o treinamento desses.

Diminuição da produtividade:

A rotatividade de funcionários impacta diretamente na produtividade da empresa. Isso acontece porque os novos funcionários precisam ser treinados e adaptados às rotinas da organização, o que gera um certo desequilíbrio.

Má qualidade do serviço prestado:

A má qualidade do serviço prestado é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas com alto índice de turnover. Isso ocorre porque os funcionários novos ainda não estão totalmente adaptados às rotinas e, consequentemente, ainda não estão totalmente capacitados para prestar um bom serviço.

Instabilidade no ambiente de trabalho:

O turnover também gera instabilidade no ambiente de trabalho, pois o constante fluxo de funcionários novos dificulta a criação de vínculos de confiança e de cooperação entre toda equipe.

Baixa motivação:

A baixa motivação é outro problema enfrentado pelas empresas com alto índice de turnover. Isso ocorre porque a rotatividade de funcionários gera insegurança e desmotivação nos colaboradores, o que afeta diretamente o seu desempenho.

Tipos de Turnover

Existem basicamente 4 tipos de turnover: voluntário, involuntário, funcional e disfuncional. E é sobre eles que vamos falar agora!

Turnover voluntário!

O turnover voluntário é aquele em que o funcionário decide sair da empresa por sua própria vontade, geralmente porque não está satisfeito com o seu emprego.

E é nesse momento que as empresas devem ligar o sinal de alerta. Todos nós precisamos de uma fonte de renda e não é por qualquer motivo que vamos pedir desligamento de um emprego.

Quando isso acontece, os dois principais motivos são: oportunidade de um emprego melhor ou insatisfação com a atual empresa.

Turnover involuntário!

Já o turnover involuntário é aquele em que o funcionário é demitido por algum motivo, como falta de produtividade ou má conduta.

Ambas as situações são problemáticas, pois representam um custo para a empresa, que precisa gastar tempo e dinheiro para treinar um novo funcionário para ocupar o lugar do que saiu.

Turnover funcional!

É quando o desligamento é feito por baixo rendimento do colaborador. Mesmo com todos os custos que envolve uma demissão, neste caso pode significar um ponto positivo para empresa pois ela abre vaga para pessoas mais competentes.

Turnover disfuncional!

Este está ligado diretamente ao desligamento de funcionários com alto rendimento, ou seja, quando um grande talento pede para sair da empresa. É o desligamento que nenhuma empresa quer, uma vez que ela estar perdendo um grande talento.

Como calcular a taxa de desligamento de uma empresa?

Para isso, use a fórmula abaixo:

Turnover = (admissão + demissão/2) /nº total de funcionários ativos

Dicas para diminuir o turnover

Felizmente, há muitas coisas que as empresas podem fazer para diminuir suas taxas de turnover. Aqui estão algumas dicas:

Ofereça um pacote de benefícios competitivo

Os funcionários querem saber que suas empresas se preocupam com sua saúde e bem-estar. Oferecer um pacote de benefícios competitivo pode ajudar a atrair e reter os melhores talentos. Além disso, os colaboradores que se sentem valorizados pelos seus benefícios tendem a ser mais leais e produtivos.

Crie um ambiente de trabalho positivo

Um ambiente de trabalho negativo pode afastar todos mais rapidamente do que qualquer outra coisa. É importante que as empresas criem um ambiente de trabalho positivo e acolhedor, onde os funcionários se sintam valorizados e respeitados.

Ofereça oportunidades de crescimento e desenvolvimento

Os funcionários querem se sentir como se estivessem progredindo em suas carreiras. Oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional pode ajudar a manter eles mais engajados e motivados.

Comunique-se com os funcionários

Uma das principais razões pelas quais as pessoas deixam as empresas é a falta de comunicação. É importante que as empresas mantenham um fluxo constante de comunicação, para que eles se sintam informados e envolvidos.

Gostou do nosso conteúdo? Confira mais em nosso blog! Veja também as nossas soluções para gestores de rh em: https://www.nutricash.com.br/sou-rh/