Solicite uma Proposta
Voltar
3615

7 Tendências de Gestão de RH

A tecnologia tem sido parceira e, quando é bem utilizada, contribui para a redução e transparência dos fluxos de informação, comunicação e operação. É por isso que muitas empresas e corporações ‘bebem dessa fonte’ cotidianamente para a melhoria contínua do seu serviço/produto, seja através de um planejamento ou operação. Para a Gestão de RH, principalmente, pois o setor deve se aproximar dessa ‘otimização de processos’ e estar aberto às diversas novidades e tendências de RH.

 

A tendência de RH é que cada situação-problema deve ser analisada ponto a ponto, com personalidade no processo. Afinal de contas, o comportamento humano tende à exclusividade e personalidade no diálogo. Este pode ser um caminho para apresentar pontos de crescimentos nas várias frentes do setor. Portanto, diga não às receitas e métodos prontos! Confira com a Nutricash as tendências de RH e conte com a gente!

 

Qual o objetivo de implantar essas tendências?

Você quer implementar projetos focados na gestão de pessoas?

Entende que a gestão de RH deve ajudar os colaboradores a se desenvolverem profissionalmente, alavancando ainda mais os objetivos da empresa?

Sabe que é importante ter parceiros eficientes no seu dia a dia?

Compreende a necessidade da tecnologia no setor de RH para ter um relacionamento mais personalizado com cada colaborador?

 

Se você busca algum desses objetivos ou todos eles, esse texto é para você!

 

Quais são as tendências?

É importante destacar as megatendências de RH que não mudam – são aquelas que seguem firmes e são ponto de partida para um bom planejamento do setor:

 

  • Sair de fórmulas prontas do coletivo para tratar de assuntos de maneira singular;
  • Experiência significativa para todos: dos chefes aos colaboradores;
  • A tecnologia como fundamental para implementação e otimização de processos;
  • Métodos ágeis tanto para experiências quanto diretrizes;
  • Transparência e aberturas das organizações: espaços flexíveis e horizontais de trabalho;
  • Consolidação das operações de gestão de RH.

 

Para que sua empresa possa fazer um planejamento de alta performance dos seus colaboradores, juntamente com a gestão de RH, separamos 7 tendências de RH que serão diferenciais para o seu negócio:

 

  1. Experiência otimizada internamente.

A experiência do colaborador vem ganhando espaço no cenário interno das empresas e é importantíssimo para a retenção de talentos e crescimento de produtividade.

 

  1. O colaborador é protagonista.

É preciso exercitar o pensamento crítico entre seus colaboradores. Ele precisa dominar as etapas do processo e saber resolver questões cotidianas com o seu grupo de trabalho. Desta forma, descentraliza as soluções e dá autonomia ao funcionário. Assim, a gestão de RH acabar por funcionar de maneira estratégica direcionando feedbacks e delegando funções.

 

  1. Invista em treinamentos online para os colaboradores.

O mercado pede muito mais tecnologia e habilidades digitais. Portanto, além de incentivar o estudo da tecnologia, incentive também que os funcionários possam receber os treinamentos através de plataformas e ferramentas online, possibilitando o aprendizado contínuo.

 

  1. Das plataformas à análise das pessoas.

Se o foco do trabalho é na eficiência e controle dos colaboradores, eles podem duvidar do sentido de receber benefícios. Assim, entender como colaboradores poderão de fato se beneficiar das ações da gestão de RH devem ser um ‘start’ para a mudança do setor. É importante os beneficiários entenderem que não estão sendo controlados.

 

  1. Diversidade e igualdade.

Já está mais do que na hora de as empresas se posicionarem e evoluírem! É preciso entender que a diversidade existe, mas devem coabitar e serem respeitadas. O processo é lento, mas deve ser impulsionado através de workshops, palestras, conteúdo digital.

 

  1. Otimize sua comunicação e armazenamento.

É imprescindível que haja um espaço para transmitir informações internas e aplicar a cultura organizacional. Para isso, é preciso que faça uma modernização na intranet. Abuse e use da tecnologia com imagens e vídeos, game, inteligência artificial e outros softwares e aplicativos para compor sua intranet: a repercussão das informações será muito maior!

 

Outro ponto muito importante são as nuvens de armazenamento: contanto que você esteja de acordo com a Política de Segurança de Dados de sua empresa, faça o bom uso das nuvens. Assim, não lota o armazenamento físico dos seus equipamentos e tem facilidade de repassar informações internas, além de acessá-las de qualquer lugar.

 

    1. Sem paredes cinzas!

A Geração Z, aquela que nasceu após a internet, já está no mercado de trabalho! E é uma geração que acredita muito mais em qualidade de vida, cuidados com a saúde e com aprendizado. Portanto, a ideia é reinventar os espaços para dar abertura ao desenvolvimento humano, sem formalidades e aparências.

 

 

Conte com a Nutricash para trazer soluções que impactam diretamente no dia a dia, motivação e retenção de talentos da sua empresa. Nossas soluções em benefícios englobam tecnologia que está em voga e deixam a sua empresa ainda mais alinhada com as tendências da gestão de RH. Conte com a gente!