Solicite uma Proposta
Voltar
2982

Campanhas de incentivo são aliados na retenção de talentos

As campanhas de incentivo são aliadas na retenção de talentos. Para isso, é preciso saber o que seu colaborador precisa. Se fazer essa pergunta no meio de sobrecargas de trabalho chega a ser desesperador. Aqui no Brasil é ainda mais difícil: segundo o relatório da HayGroup, empresa global e referência em consultoria de líderes e gestão de pessoas, cerca de 64% das empresas têm dificuldades em manter seus talentos, alarmando o índice turnover por diversas questões: insatisfações, ruídos comunicacionais, necessidade salarial, entre outros.

Se tratando da insatisfação trabalhista, é ainda mais preocupante: segundo o instituto Locomotiva, em 2019, cerca de 56% dos trabalhadores com carteira assinada estão insatisfeitos com o emprego. Significa dizer que 18,7 milhões de brasileiros trocariam de emprego na busca de realização e alegria.

Então, é a hora de perguntar: o que fazer para mudar esse cenário? Primeiro, é importante entender quem são esses talentos: personalidades da empresa que atuam através de duas variáveis – valores e produtividade.

Talentos: como lidar?

O verdadeiro talento precisa ser muito bem assistido pela organização. Justamente por manter a alta qualidade de resposta de suas demandas, ao mesmo tempo em que compreende a cultura organizacional – ponto de grande valia para a sobrevivência da organização hoje em dia. É um colaborador focado em encontrar soluções, preocupado em manter um clima de trabalho agradável, que garante o engajamento e produtividade. Um colaborador que facilita o processo de tomada de decisão e garante a economia financeira empresarial, livrando de encargos trabalhistas com a quebra do contrato.

Esse modelo de trabalhador é real, só precisa ser identificado e lapidado. Além disso, reter talentos é atrair talentos. Num momento onde precisa ser o que você mostra, não há nada melhor do que um talento que difunde bem a imagem da empresa.

É nessa hora que o gestor deve estar de mãos dadas com o RH. Entender que as campanhas de incentivo são aliadas na retenção de talentos é tornar os colaboradores peças-chaves para o desenvolvimento da empresa. Compreendendo setor de Recursos Humanos como um setor estratégico.

É de suma importância olhar o ambiente em que seu funcionário está inserido: quais são suas demandas, suas horas trabalhadas. Em seguida, analisar o que a organização pode fazer para facilitar a vida do funcionário fora do ambiente de trabalho. Pensar em incentivos para fora das paredes da empresa é o caminho para uma mudança no turnover.

É nessa hora que as empresas não podem medir esforços para propor relevantes campanhas de incentivo: premiação de funcionários, viagens, pontuações e cursos. Benefícios como cartão refeição e vale transporte, auxílio-gasolina ou vale-presente também podem ser gatilhos que mantém o colaborador comprometido com sua atividade-fim.

A Nutricash, com mais de 20 anos de experiência em concessões de benefícios, contém um portfólio variado de serviços para o colaborador. Além disso, submetida à programas importantes como o T – Programa de Alimentação do Trabalhador – um programa de incentivo que traz qualidade de vida para o colaborador e sua família, através de benefícios – a Nutricash torna-se indispensável quando o assunto é bem-estar organizacional e retenção de talentos.

O que o PAT beneficia para o trabalhador e para a empresa?

O Programa de Alimentação para o Trabalhador estimula que as empresas ofereçam refeições aos seus colaboradores. Forneçam também cartões ou vales para os colaboradores com a finalidade de obterem acesso a uma alimentação digna.

Para empresas que aderem ao PAT, o governo possibilita a dedução fiscal de até 4% do Imposto de Renda (empresas de lucro real). Além disso, possibilita a isenção de encargos sociais como FGTS, INSS e outros.

Porque implantar a Nutricash na sua empresa?

O benefício do PAT é um dos serviços que a empresa de benefícios tem para manter a qualidade e o bem-estar da empresa. Tem a capacidade de reter os talentos, ao investir em Employer Branding. Os benefícios propostos pela Nutricash contam com praticidade de implantação, entrega do cartão de incentivo e controle de seus produtos e serviços. Além de atendimento personalizado, o que acelera a produtividade empresarial, tornando-a grande parceira das empresas. Caso sua organização ainda tenha um alto turnover, a Nutricash conta também com um produto chamado Nutricash Premium. Esse benefício trata-se de uma política de incentivos interessante para motivar e reter seus colaboradores, através de premiações. A Nutricash é o fornecedor ideal para qualquer empresa, pois proporciona redução de custos à longo prazo e causa praticidade nos processos. Atribui melhorias e eficiência na gestão e personaliza a linguagem empresa-colaborador, alavanca os objetivos da empresa, uma vez que desenvolve e valoriza profissionalmente seus funcionários.

Para além das paredes empresariais, as paredes da vida

Não restam dúvidas de que os benefícios são estratégicos e determinantes para reter os talentos do seu time. Eles são indispensáveis para mostrar a cultura de sua empresa e alavancar seu negócio. Basta ter uma gestão que toque com maestria os Recursos Humanos. É assim que se incentiva os “gênios” para além do espaço de trabalho, motiva-os a viver a empresa, convergir seus valores com os da organização e potencializa sua produtividade.

Gostou de saber como as campanhas de incentivos são grandes aliados na retenção de talentos? Quer se aprofundar mais nesse universo e acessar outros conteúdos relacionados? Então, fique de olhos em nosso blog e nos acompanhe nas redes sociais.