Solicite uma Proposta
Voltar
2924

Admissão: Você Sabe Executar Corretamente? Veja Nossas Dicas

Todos nós sabemos a importância de um bom processo de admissão dentro das empresas. Entretanto, muitos pontos são deixados de lado na hora de executar a contratação e isso pode ser uma prática não benéfica, nem para as empresas e nem para o contratado.

Pensando nisso resolvemos escrever este artigo abordando o assunto para que você tenha um conhecimento mais amplo sobre o tema.

Boa leitura!

O Que É Admissão?

Admissão é o processo pelo qual uma pessoa é admitida em um grupo, organização ou instituição. O termo é usado especialmente em relação ao ingresso de um novo colaborador a uma empresa.

Este processo geralmente envolve o preenchimento de um formulário, seguido por uma entrevista e, em alguns casos, um teste de aptidão. As informações fornecidas pelo candidato são usadas pelos responsáveis pelo processo de seleção para decidir se a pessoa é adequada para o grupo, organização ou instituição.

O processo de admissão em um emprego geralmente envolve o preenchimento de um formulário de candidatura, seguido por uma entrevista e, em alguns casos, um teste de aptidão.

As informações fornecidas pelo candidato são usadas pelos responsáveis pelo processo de seleção para decidir se a pessoa é adequada para o cargo.

Como Deve Ser Feito O Processo De Admissão?

A admissão de funcionários deve ser realizada de acordo com as normas da empresa, considerando as características do cargo a ser ocupado. O processo seletivo deve ser justo e imparcial, de forma a garantir a seleção do candidato mais adequado para o cargo.

Este processo pode variar de acordo com a empresa, mas, geralmente, é composto pelas seguintes etapas:

Anúncio da vaga

A vaga deve ser anunciada de forma clara, para que os candidatos possam entender bem as atribuições necessárias e as tarefas recorrentes do seu cargo.

Recebimento dos currículos

Os currículos devem ser recebidos de acordo com as instruções do anúncio da vaga.

Pré-seleção dos candidatos

Nesta etapa, os candidatos são pré-selecionados de acordo com os critérios estabelecidos pela empresa e convocados para uma entrevista.

Entrevista

É realizada uma entrevista de forma individual para avaliar suas qualificações e perfil.

Testes

Em alguns processos mais complexos, os futuros colaboradores podem ser submetidos a testes de habilidades e conhecimentos, de acordo com o cargo a ser ocupado.

Análise dos resultados

Aqui talvez seja a etapa mais importante para empresa. Na hora de analisar os resultados e escolher o funcionário mais adequado para o cargo em questão.

Contratação

Agora que o antes candidato, assina o contrato e se torna o mais novo colaborador para a sua empresa.

Todo esse processo deve ser realizado com bastante cuidado, uma vez que é essencial para empresa ter o colaborador mais bem preparado e com as atribuições esperadas para a realização do cargo.

É nessas horas que o RH tem que ser o mais assertivo possível, pois um bom processo de admissão, reduz consideravelmente a taxa de rotação de funcionários e deixa o ambiente muito mais produtivo.

Leia Também: Como Ter Um RH Mais Estrátegico

Qual à importância e vantagens de um bom processo de admissão para uma empresa?

Um bom processo de admissão é importante para uma empresa por vários motivos. Primeiro, ajuda a garantir que os candidatos sejam qualificados e se encaixem no perfil da empresa. Além disso, um processo de admissão bem-sucedido pode ajudar a reduzir o turnover e aumentar a satisfação dos funcionários.

Outro ponto bastante importante é que uma empresa com bons funcionários e com o preparo a altura do cargo é possível manter o nível da equipe elevado, consequentemente, as demandas irão fluir mais rapidamente, o atendimento será melhor e as metas serão batidas com mais facilidades.

É de suma importância, para qualquer setor de RH que pretende entregar o melhor para empresa, realizar um processo de admissão no nível necessário para responder as expectativas da organização.

Conclusão

Neste artigo, vimos a importância de se realizar um bom e bem planejado processo de admissão, desde a hora da divulgação do cargo, até na análise dos resultados das entrevistas. Setores de RH devem se empenhar ao máximo para atingir todas as vantagens que um bom ciclo de admissão pode oferecer.