Solicite uma Proposta
Voltar
2572

Como Motivar Funcionários Em Home Office Em 10 Dicas Práticas!


O home office veio para revolucionar o modo como as pessoas trabalham no dia a dia. Sendo pela questão da flexibilidade, ou até mesmo para um maior incentivo ao colaborador. Entretanto muitas vezes a produtividade pode cair e é pensando nisso que resolvemos criar este artigo com 10 dicas de como manter a produtividade no home office.

Boa leitura!

Está sem tempo para ler? Escute todo o texto em um áudio super compacto!

Por que a Produtividade Caí em Home Office?

Embora trabalhar em casa possa parecer uma ótima opção, a verdade é que muitas pessoas têm encontrado dificuldades para se manterem produtivas.

O home office trás com si inúmeras vantagens para os colaboradores e empresas, mas devemos buscar a produtividade.

Existem diversas causas que podem explicar a baixa produtividade de quem trabalha fora do ambiente tradicional, as principais são:

Falta de um ambiente de trabalho adequado

Muitas pessoas não têm um ambiente de trabalho em casa que seja propício para isso. Podendo incluir uma mesa adequada, uma cadeira confortável, um bom computador e uma conexão de internet estável.

Falta de disciplina

É muito fácil ficar distraído quando se está trabalhando em casa. Com tantas coisas para fazer e tantas distrações à nossa volta, é preciso ter muita disciplina para se manter focado no trabalho.

Falta de rotina

Outro problema comum é a falta de uma rotina. Quando se trabalha em casa, é muito fácil deixar o trabalho para segundo plano e acabar fazendo outras coisas. É importante estabelecer uma rotina e seguir à risca, para que o trabalho seja realizado de forma eficiente.

10 Dicas Para Manter a Sua Equipe Motivada!

Para manter os funcionários motivados em home office, é importante criar um ambiente de confiança e transparência. Aqui estão 10 dicas para ajudar a motivar seus funcionários:

Comunique-se claramente

Comunicar-se de forma clara e objetiva é o primeiro passo para manter os funcionários motivados. Seja transparente sobre as expectativas e o que espera de cada um.

Crie um ambiente de confiança

Deixar os funcionários trabalharem de forma independente requer confiança. Dê-lhes espaço para tomarem decisões e criarem seu próprio método de trabalho.

Defina objetivos claros

Os objetivos devem ser claros e mensuráveis. Assim, fica mais fácil para os funcionários saberem o que precisam fazer e como serão avaliados.

Ofereça feedback constante

O feedback é importante para que os colaboradores saibam se estão no caminho certo. Ofereça feedback tanto positivo quanto negativo, de forma construtiva.

Elogie o bom trabalho

Reconhecer o bom trabalho é uma ótima forma de motivar os funcionários. Dê elogios quando eles merecem e incentive-os a continuar se esforçando.

Crie um ambiente de apoio

Os funcionários devem se sentir apoiados para que possam dar o seu melhor. Ofereça ajuda quando necessário e esteja disponível para tirar dúvidas.

Ofereça flexibilidade

Com o home office, é importante oferecer flexibilidade para os funcionários. Isso significa respeitar os horários e as necessidades de cada um.
Entretanto, sempre fique de olho, pois as vezes está prática pode se tornar negativa, uma vez que o trabalho venha a acumular e sair do controle.

Dê autonomia

Deixar os funcionários trabalharem de forma independente requer confiança. Dê-lhes espaço para tomarem decisões e criarem seu próprio método de trabalho.

Estimule a criatividade

Incentivar a criatividade é uma ótima forma de motivar os funcionários. Ofereça recompensas para as melhores ideias e estimule a inovação.

Tenha empatia

Empatia é crucial para uma boa relação com os funcionários. Tente colocar-se no lugar deles e entender as suas necessidades, mas sempre priorizando os objetivos e metas da sua empresa, ela deve vim em primeiro lugar.

Conclusão

Sabemos o quão é difícil manter a produtividade em home office, porém, podemos melhorar o desempenho focando em pontos estratégicos dentro da nossa equipe. Como tendo uma comunicação mais clara, objetivos bem traçados, uma maior empatia e confiança nos colaboradores.