Solicite uma Proposta
Voltar
2058

15 Livros Sobre RH Que Você Precisa Ler! 🎓

Conteúdo Abordado no Artigo!

Em toda área é necessário passarmos por uma reciclagem de conhecimento periodicamente. Atualizar o conhecimento significa está atento as tendências do mercado, entretanto, existem certos livros que são atemporais e o seu estudo é necessário para todos que queiram se tornar um bom gestor.

Bem, e é sobre isso que vamos falar hoje. 15 livros que todo bom gestor de RH precisa ler, ou pelo menos, boa parte deles.

Esperamos que gostem da nossa lista e que faça sentido para você.

Boa leitura!

Lista de livros sobre Rh que recomendamos!

Aqui está a lista com 15 livros que você precisa ler um dia.

  1. “Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações”, de Idalberto Chiavenato.
  2. “Administração de Recursos Humanos”, de R. Wayne Mondy e Robert M. Noe.
  3. “Gestão de Recursos Humanos”, de Marcelo Viana da Costa.
  4. “Gestão Estratégica de Pessoas”, de José Roberto Marques e Regina Proença.
  5. “Desenvolvimento de Talentos: Como gerir pessoas e equipes para resultados extraordinários”, de Paulo Alvarenga e César Souza.
  6. “Gestão de pessoas na prática: Como entender e aplicar na sua empresa”, de Luiz Edmundo Rosa.
  7. “Recursos Humanos: A gestão do capital humano nas organizações”, de Idalberto Chiavenato.
  8. “Estratégias de Gestão de Pessoas”, de Ana Paula Paes de Paula e Daniela Aparecida de Oliveira.
  9. “Gestão de Pessoas e do Capital Intelectual”, de Antônio Carlos Gil e Melina Rímoli.
  10. “Gestão de Recursos Humanos: Fundamentos e Práticas”, de Luiz Antonio dos Santos Soares e Sergio Luiz de Jesus.
  11. “Gestão de Pessoas: Conceitos e Práticas”, de André Luiz Fischer e Márcia Karina da Silva.
  12. “Gestão Estratégica de Recursos Humanos”, de Sérgio Lopes.
  13. “Gestão de Pessoas e Competências”, de Guilherme Meirelles.
  14. “Gestão de Recursos Humanos: Modelos, Processos e Técnicas”, de Cláudia Aparecida Avelar Ferreira e Paulo Roberto de Miranda Samarani.
  15. “Gestão Estratégica de Pessoas: Conceitos e Aplicações”, de Ruy de Oliveira e Simone Vasconcelos.

Sabemos que está lista está bem ampla, e para facilitar a sua vida, aqui embaixo vamos falar sobre cada um, nosso objetivo é facilitar as suas escolhas e escolher aqueles que podem se parecer mais interessantes para sua carreira neste momento.

Resumo de cada livro!

Agora vamos falar um pouco de cada livro a fim de você identificar aquele que mais se encaixa com o que você está buscando!

1. “Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações”, de Idalberto Chiavenato

Neste livro, Chiavenato apresenta uma visão atualizada e prática da gestão de pessoas, abordando temas como a atração e seleção de talentos, o desenvolvimento de competências e habilidades, a avaliação de desempenho e o alinhamento dos objetivos da organização com os objetivos individuais dos colaboradores.

2. “Administração de Recursos Humanos”, de R. Wayne Mondy e Robert M. Noe

Esta obra é uma referência clássica na área de gestão de recursos humanos. Com uma abordagem abrangente e atualizada, apresenta conceitos, teorias e práticas que ajudam a entender a gestão de pessoas em uma perspectiva global.

3. “Gestão de Recursos Humanos”, de Marcelo Viana da Costa

Neste livro, o autor apresenta uma visão prática e objetiva da gestão de recursos humanos, com destaque para temas como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho e remuneração.

4. “Gestão Estratégica de Pessoas”, de José Roberto Marques e Regina Proença

Esta obra apresenta uma abordagem estratégica da gestão de pessoas, destacando a importância de alinhar as práticas de recursos humanos aos objetivos estratégicos da organização.

5. “Desenvolvimento de Talentos: Como gerir pessoas e equipes para resultados extraordinários”, de Paulo Alvarenga e César Souza

Os autores apresentam uma abordagem prática e inovadora para o desenvolvimento de talentos e a gestão de equipes de alto desempenho.

6. “Gestão de pessoas na prática: Como entender e aplicar na sua empresa”, de Luiz Edmundo Rosa

Este livro apresenta uma visão prática e aplicada da gestão de pessoas, com exemplos e casos reais que ajudam a entender como as práticas de recursos humanos podem ser aplicadas nas organizações.

7. “Recursos Humanos: A gestão do capital humano nas organizações”, de Idalberto Chiavenato

Com uma visão abrangente e atualizada da gestão de recursos humanos, com destaque para temas como a gestão do desempenho, a retenção de talentos e o desenvolvimento de competências.

8. “Estratégias de Gestão de Pessoas”, de Ana Paula Paes de Paula e Daniela Aparecida de Oliveira

Neste livro, as autoras apresentam uma abordagem estratégica da gestão de pessoas, destacando a importância de alinhar as práticas de recursos humanos aos objetivos estratégicos da organização.

9. “Gestão de Pessoas e do Capital Intelectual”, de Antônio Carlos Gil e Melina Rímoli

Esta obra apresenta uma visão integrada da gestão de pessoas e do capital intelectual, destacando a importância de gerenciar o conhecimento e as competências dos colaboradores para o sucesso das organizações.

10. “Gestão de Recursos Humanos: Fundamentos e Práticas”, de Luiz Antonio dos Santos Soares e Rita de Cássia de Faria Pereira

Os fundamentos teóricos e as práticas da gestão de recursos humanos, abordando temas como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão do desempenho, remuneração e benefícios, entre outros.

11. “Gestão de Pessoas: Modelos, Processos, Tendências e Perspectivas”, de Eduardo Davel e João Marôco

Apresenta uma visão ampla e atualizada da gestão de pessoas, com destaque para as tendências e perspectivas da área. Os autores apresentam modelos e processos de gestão de pessoas, bem como reflexões sobre as mudanças e desafios da área.

12. “Gestão de Pessoas: Enfoque nos Papéis Profissionais”, de Luciana Alencar Mendes e Marisa Eboli

As autoras apresentam uma abordagem inovadora da gestão de pessoas neste livro, destacando a importância dos papéis profissionais na gestão de pessoas. O livro apresenta técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de competências e habilidades, bem como para a avaliação e gestão do desempenho.

13. “Gestão de Pessoas: O Desafio de Integrar os Processos de RH à Estratégia Empresarial”, de Luis Augusto Lobão Mendes e Sandro César Bortoluzzi

Tem uma abordagem prática e aplicada da gestão de pessoas, destacando a importância da integração dos processos de recursos humanos à estratégia empresarial. O livro apresenta técnicas e ferramentas para a gestão do desempenho, desenvolvimento de lideranças, gestão de talentos, entre outros temas relevantes.

14. “Gestão de Pessoas: Conceitos e Tendências”, de Enio Resende e Francisco Antonio Pereira Fialho

Este livro apresenta uma visão abrangente e atualizada da gestão de pessoas, com destaque para as tendências e conceitos da área. Os autores apresentam técnicas e ferramentas para a gestão do desempenho, desenvolvimento de lideranças, gestão de talentos, entre outros temas relevantes.

15. “Gestão de Recursos Humanos: Conceitos e Práticas”, de Sérgio Lopes

Os conceitos e práticas da gestão de recursos humanos, com destaque para temas como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão do desempenho, remuneração e benefícios, entre outros. O livro apresenta exemplos e casos reais que ajudam a entender como as práticas de recursos humanos podem ser aplicadas nas organizações.

Considerações Finais!

Esperamos que esta lista ajude você a ter ideia de quais obras podem ser útil para atualizar os seus estudos e contribuir para o seu crescimento profissional.