Solicite uma Proposta
Voltar
2845

Tipos De Benefícios Para Colaboradores - Entenda De Vez!

Que toda empresa precisa ofertar benefícios para os colaboradores já não é mais nenhuma novidade, entretanto escolher o mais adequado para os seus funcionários vem se tornando um problema para o RH, uma vez que existem várias categorias de bônus e que de acordo com os seus colaboradores, elas podem variar.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo, mostrando a você quais as categorias e explicando cada uma delas.

Esperamos que este artigo ajude você, boa leitura!

Categorias de Benefícios

Existem diversas categorias de gratificações que podem ser ofertadas aos colaboradores de uma empresa, entretanto as que mais aparecem são as seguintes:

  • Benefícios Legais;
  • Benefícios Monetários;
  • Benefícios não-monetários;
  • Benefícios Assistênciais;
  • Benefícios de Capacitação;
  • Benefícios de Lazer.

E é sobre cada um deles que vamos conversar agora!

Benefícios Legais

É todo bônus recorrente da legislação brasileira e que a sua maioria é obrigatória ser ofertada aos funcionários.

São eles: 13º, férias, auxílio-doença, aposentadoria, FGTS, licença maternidade, licença paternidade, folga remunerada e etc.

Vale ressalvar que estes têm como base as leis do país, ou seja, boa parte deles não cabe negociação e devem ser ofertados.

Benefícios Monetários

Todo e qualquer que envolva questões financeiras. Como por exemplo, uma gratificação por um bom desempenho, um bônus financeiro ao melhor funcionário, uma participação nos lucros da organização, uma ajuda de custo e etc.

Gratificações Não-monetários

São aqueles que não envolvem dinheiro e sim algo mais social. Por exemplo, uma folga extra ao seu funcionário pelo bom desempenho, uma hora a menos de trabalho, auxilio psicológico, serviço social e etc.

Benefícios Assistênciais

São aqueles que visam de certo modo ajudar o colaborador por meio de assistências. Seja ela por meio de um plano de saúde, um trabalho psicológico, auxílio creche aos dependentes, vale-refeição e etc. Essa categoria tem como objetivo facilitar a vida do seu colaborador no dia a dia e torná-lo mais produtivo.

Benefícios de Capacitação

Ofertas de cursos, palestras, viagens a congressos… Todos esses visam o crescimento profissional dos seus funcionários, o que pode significar a eles, que os mesmo são importantes para a empresa e que ela necessita deles para o crescimento em um todo.

Benefícios de Lazer

Nada melhor do que viajar com a família, ainda mais se tudo for pago. Este tipo de benefício geralmente tem um grande custo para as empresas, entretanto são bastante eficazes em motivar a equipe, uma vez que eles conseguem deixar todos motivados a baterem a meta, pois é algo que envolve muito mais do que apenas o colaborador, mas toda a sua família.

Conclusão

Em suma, você deve ter percebido que além de existir diversas categorias de gratificações, apenas um pode ter duas ou mais classificações. É interessante entendê-las da melhor maneira possível e ofertar aquelas que mais irão impactar positivamente a sua equipe.