Solicite uma Proposta
Voltar
3337

Tendências para reter talentos que você PRECISA acompanhar

O mundo do trabalho está cada vez mais exigente. Se de um lado o empregador visa reter talentos para manter-se forte; de outro, o colaborador tende a buscar organizações que invistam em sua carreira e reconheçam a importância de seu trabalho no crescimento da empresa.

Na dinâmica empresarial vigente, uma organização que objetiva ser bem sucedida entende a relevância de investir não apenas na qualificação de seus profissionais, mas sobretudo em atuar num cenário que proporcione um ambiente de trabalho favorável ao desenvolvimento de atividades laborais que:

  • Supram as necessidades pessoais e profissionais dos empregados;
  • Promovam a interação interpessoal
  • Reduzam o estresse nas atividades laborais
  • Estimulem a produtividade
  • Assegurem o bem-estar do trabalhador

“O recrutamento mais caro é aquele feito para substituir alguém que poderia ter ficado”

Atualmente, para sobreviver num mercado competitivo, uma organização deve estar atenta em como sua imagem está sendo propagada. E essa imagem está diretamente atrelada a influência que o profissional exerce com os públicos externos que o cercam.

Então, para atingir os objetivos determinados, a empresa necessita de entender o lugar que ocupa no cenário atual e onde deseja chegar; ciente de que o caminho a percorrer é uma via de mão dupla; onde reter talentos é uma das alternativas mais viáveis para o custo-benefício da empresa, já que recrutar novos talentos é muito mais desgastante e custoso do que manter e fidelizar quem já faz parte da equipe.

É através da relação de confiança e transparência que a organização vai atuar de forma efetiva para:

  • Vencer os desafios do mercado competitivo
  • Atrair clientes com a entrega de produtos e serviços de qualidade
  • Se destacar no mercado
  • Se comunicar de forma eficaz

O que é preciso para reter talentos?

A seleção de profissionais de um negócio é realizada de maneira criteriosa, mas a empresa só vai saber quem é o colaborador contratado com o passar do tempo. Ás vezes, as expectativas organizacionais são frustradas, contudo, quando a gestão de Recursos Humanos identifica em sua equipe colaboradores engajados, sabe que precisa traçar estratégias para reter talentos como esses.

Diante disso, é importante estabelecer alguns critérios e adotar medidas práticas, a fim de aproximar o trabalhador a alcançar suas metas pessoais e de carreira como:

  • Promover campanhas de recompensa (sorteio de brindes, premiações)
  • Oferecer um piso salarial maior que o proposto no o mercado em que atua
  • treinar, capacitar e realizar o recrutamento interno sempre que preciso
  • Valorizar os funcionários
  • Mostrar ao colaborador sua importância no desenvolvimento e crescimento do negócio através do feedback, ferramenta fundamental na retenção de talentos.

Por que reter talentos?

É importante que o profissional saiba o que precisa melhorar e adaptar para não perder o foco diante de um rendimento não esperado, por exemplo. Toda empresa necessita se adaptar as tendências de mercado para sobreviver, mas, é claro que deve conhecer os riscos internos e externos dessa adaptação.

Então, para que a organização se mantenha em destaque no mercado e consiga administrar o futuro do negócio frente a concorrência acirrada é imprescindível buscar políticas de retenção de talentos, investindo em programas de desenvolvimento gerencial que garantam a gestão de RH um posicionamento correspondente com as expectativas do colaborador. Essa gestão é viabilizada, entre outras coisas, se a empresa possuir benefícios diferenciados.

Tendências para reter talentos em 2021

Nunca vivemos uma fase econômica, político e social tão desafiadora quanto a atual. Há um clima de desconfiança e desconforto que mexeu ainda mais nas relações entre empregado e empregador. Por isso, a organização que pretende reter talentos e consequentemente ser mais rentável precisa focar na satisfação de seu funcionário.

Tratando- se do quesito satisfação, os benefícios diferenciados têm se tornado um atrativo bastante eficaz. Segundo estudos realizados pelo PwC “Managing people in a changing wolrd – Key trends in human capital de 2010, os benefícios diferenciados que as empresas disponibilizam aos trabalhadores correspondem a um percentual de 56% responsável por reter talentos.

Sendo assim, as Soluções da Nutricash busca traçar o perfil dos colaboradores para atrair e reter talentos. Ela entende a importância dos benefícios diferenciados como alimentação e refeição para suprir as reais necessidades do público que dela faz parte.

Nesse período de crise em que a sociedade se encontra é fundamental acolher e atender as expectativas do trabalhador, viabilizando sua permanência no ambiente laboral, assim como reter seu talento.