Solicite uma Proposta
Voltar
5191

Principais erros na retenção de talentos

Mudar o rumo da organização frente a competitividade acirrada que o mercado de trabalho detém é uma urgência para quem visa sucesso empresarial. A retenção de talentos é um elemento imprescindível para alavancar num universo tão singular quanto o ambiente de trabalho.

E você sabe o que é retenção de talentos? A retenção de talentos é o meio com que as empresas abordam e tratam seus funcionários, criando estratégias para que eles permaneçam focados nas metas organizacionais e tenham ciência de sua importância para o sucesso do negócio.

Mas, nem sempre uma organização sabe lhe dar com perfis tão diversos de colaboradores que fazem parte de sua equipe e acabam cometendo alguns erros na hora de se posicionar para reter talentos. Entre eles podemos citar:

  • Oferecimento de apenas um bom salário, sem se preocupar com outros benefícios atrativos para o trabalhador.
  • Não ouvir os funcionários.
  • Não ter uma boa carteira de benefícios
  • Não possuir uma boa cultura organizacional.

Oferecimento de apenas um salário

A empresa focada na retenção de talentos entende que para o profissional permanecer no ambiente laboral, atendendo os objetivos e seguindo os valores organizacionais necessita muito mais do que uma oferta salarial atraente.

Embora o salário seja um fator importante para mediar a atração e retê-los, é importante frisar que o indivíduo possui outras necessidades básicas a serem atendidas, que vai muito além da recompensa financeira como:

  • Flexibilidade nos processos de comunicação interna
  • Ambiente laboral saudável (menor índice de conflitos interpessoais)
  • Valorização profissional
  • Benefícios que possam suprir as necessidades básicas (plano de saúde, ticket refeição e alimentação, etc.)

Não ouvir os funcionários

O ambiente laboral é um espaço propício a existência de conflitos, já que sempre há demandas diferentes a serem analisadas no processo de tomada de decisão, principalmente no setor de RH. Por isso, é preciso saber gerir a comunicação nessas relações e evitar que pequenos desentendimentos se tornem empecilhos na retenção de talentos.

 A má gestão comunicacional pode impactar negativamente na retenção de talentos. Não ouvir as reivindicações dos funcionários contribui para acentuar os conflitos internos existentes na empresa, além disso, essa atitude pode:

  • Refletir na imagem da organização diante do público externo
  • Prejudicar o desempenho da equipe
  • Promover um clima organizacional desfavorável

Não ter uma boa carteira de benefícios

A motivação profissional, elemento fundamental para alcance de metas e melhorias da produtividade, deve estar atrelada diretamente ao negócio. Algumas vezes, por não conhecer o perfil diverso que do público que constitui a organização, o setor de RH comete erros em busca de motivar os colaboradores para obtenção de lucro. Isso impacta diretamente na retenção de talentos.

Nesse sentido, é necessário que a empresa não apenas motive o profissional ou ofereça uma boa recompensa salarial, mas, possua uma ampla carteira de benefícios a oferecer. Quando isso não ocorre, o indivíduo busca novas oportunidades que supram suas necessidades mais específica.

Então, a empresa deve atuar em meio as urgências existentes no meio laboral, a fim de proporcionar a retenção de talentos com a carteira de benefícios que dispõe. A exemplo desses bens podemos citar:

  • Incentivo a aprendizagem (oferta de cursos e treinamentos)
  • Promoção de atividades recreativas
  • Oferta de brindes (ingresso para teatro, cinema, shows).

Como reduzir erros na retenção de talentos

Então, agora que você já sabe o que é retenção de talentos e conhece um pouco melhor alguns aspectos organizacionais que interferem direta ou indiretamente para que sua empresa atinja os objetivos e possa cumprir a missão, visão e valores a qual se destina, mantenha o foco e siga sem medo de se arriscar em vista das perspectivas futuras.

Desse modo você vai conseguir minimizar os erros cometidos pelo setor de RH de sua empresa, sem perder o foco no resultado e melhorar o desempenho da equipe de trabalho. Invista em ações mais assertivas, pois conseguirá manter sua equipe motivada e focada, além de atenuar os riscos em perder pessoas tão importantes para o desenvolvimento e crescimento organizacional.

A MaxxiFrota e a Nutricash têm a solução que sua empresa precisa para vencer as barreiras, superar os desafios existentes no mundo coorporativo e sobreviver em meio aos problemas internos e externos que ameaçam a organização como um todo.