Solicite uma Proposta
Voltar
2459

9 atitudes para manter seus colaboradores motivados

Ter colaboradores motivados é o maior desafio de todas as empresas. Para organizar fluxos e atender as demandas, algumas atitudes são necessárias para manter ou renovar o engajamento dos seus colaboradores. Isso pode envolver reconhecimento público, recompensas financeiras, desafios, treinamentos, entre outras possibilidades. Por isso, trouxemos algumas atitudes que a sua empresa deve tomar para manter seus colaboradores motivados. 

É sempre importante lembrar que uma equipe que se sente feliz e reconhecida pela empresa, também se sente com mais vontade para desempenhar suas atividades. Consequentemente, contribui para uma dinâmica mais eficiente e lucrativa. Lembre-se de que a manutenção ou renovação da motivação dos seus colaboradores é uma das melhores formas de garantir o engajamento e eficiência do seu negócio.  

 

Crie condições de trabalhado adequadas:  
Pode parecer óbvio, mas faz diferença no dia a dia. O funcionário precisa estar confortável e ter tudo o que precisa ao seu alcance para desempenhar o seu trabalho. Em caso de home office, esta mesma estrutura precisa ser ofertada e combinada com cada colaborador. 

 

Ouça a sua equipe: 
Um colaborador, para “vestir a camisa” da empresa, precisa se sentir pertencente a ela. Para isso, é preciso ouvi-lo. Pedir opinião na tomada de decisões, planejar juntos são maneiras de fazer com que ele se identifique com o que está trabalhando. Além disso, sugestões e críticas podem ser bem-vindas para melhorias diárias. 

 

Dê o exemplo: 
Bons líderes são aqueles que, além de chefiarem uma empresa ou a equipe, também servem de referência. Saber delegar tarefas, ser assertivo na tomada de decisões, ressaltar as potencialidades dos seus colaboradores, e produzir bons resultados são algumas maneiras. 

 

Ofereça feedbacks positivos: 
Nem só de reclamações vivem as reuniões, né? Junte toda a equipe – ou setores específicos – para falar dos resultados de uma ação em conjunto. Elogie, reconheça o esforço e dedicação de cada um deles no sucesso da sua empresa.  

 

Incentive:  
Existem muitas maneiras de incentivar um colaborador a realizar o seu trabalho ainda melhor. Uma delas é através do oferecimento de benefícios fixos, como o vale-transporte, plano de saúde, vale-alimentação e o vale-refeição. Estes dois, inclusive, fazem parte do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que garantem descontos na receita da empresa. 

 

Capacite! 
Apostar no crescimento de um colaborador interfere diretamente no grau de motivação do seu desempenho dentro da empresa. Invista em treinamentos, capacitações, cursos (presenciais ou on-line), especializações e formações de liderança. Isso constrói uma motivação a mais, novas possibilidades de atuação e oportunidades de desenvolvimento de carreira. Desta forma é possível criar novos elos entre a empresa e o funcionário. 

 

Reconheça talentos: 
Disponibilizar condições para o desenvolvimento de carreira é um fator que também motiva os funcionários. Os colaboradores podem ficar desmotivados quando não veem uma perspectiva de crescimento no seu trabalho. Investir em planos de carreira para as funções da sua equipe é uma forma de estabelecer possibilidades de crescimento para o funcionário. A perspectiva de crescimento dentro da empresa é um estímulo palpável que engaja ainda mais os profissionais. 

 

Premie: 
O reconhecimento é a peça chave para a motivação de qualquer colaborador. Ele espera da empresa um retorno compatível com o que está sendo oferecido em horas de trabalho. Este reconhecimento pode vir em formas de atitudes e palavras, claro, mas também de premiações e bonificações extras. Neste caso, é preciso tomar cuidado com a forma que essa premiação vai acontecer, já que quando ofertadas em dinheiro podem se qualificar como aumento de salário.  

Uma maneira simples e eficaz de produzir este benefício é através de uma ferramenta própria, que permita premiar colaboradores pelo cumprimento de metas ou por algum destaque na empresa. Ela pode acontecer como um presente de final de ano, por exemplo. Proporcionar à sua rede de colaboradores uma gratificação provoca engajamento ao mesmo tempo que fortalece o comprometimento diante de suas respectivas funções. Essa é uma boa ferramenta para destinar motivação extra e servir como exemplo aos demais da equipe.