Solicite uma Proposta
Voltar
155

Vale-Refeição Para Colaboradores: O Que É, Como Funciona e Principais Vantagens!

O vale-refeição é um benefício ofertado pela empresa aos seus colaboradores para que eles possam se alimentar durante o período de trabalho, em restaurantes e lanchonetes parceiras. Isso tudo, contribui para a satisfação dos funcionários, melhorando a sua produtividade e qualidade na execução do trabalho.

O VR é muito mais do que simplesmente ofertar alimentos para consumo aos seus funcionários, interfere desde a produtividade até a qualidade do serviço prestado pelo seus colaboradores.

Pesando na importância, resolvemos escrever este guia para ajudar você a entender melhor sobre o vale-refeição e sua grande importância para a sua empresa.

Boa leitura!

Mas afinal, o que é vale-refeição?

Os vales-refeição são documentos que dão o direito ao trabalhador de obter uma refeição gratuita ou com desconto em estabelecimentos conveniados. É uma espécie de “ticket” que o empregador adquire para seus funcionários em estabelecimentos parceiros, com o objetivo de fornecer refeições aos seus colaboradores de forma mais econômica.

Os estabelecimentos conveniados são aqueles que oferecem um desconto para os funcionários que usam o vale-refeição.

Eles podem ser usados para comprar qualquer refeição, seja ela almoço, lanche ou jantar.

Por meio do vale-refeição, o funcionário tem acesso a uma alimentação mais equilibrada e saudável, já que os estabelecimentos oferecem refeições com mais nutrientes e menos gorduras.

Além de favorecer a saúde dos trabalhadores, o vale-refeição também representa uma economia para o empregador, já que o desconto nas refeições representa um valor bem inferior ao que seria gasto se o funcionário tivesse que comprar a refeição por conta própria.

Existem diferentes modalidades de vale-refeição, como o vale-refeição pré-pago e o vale-refeição débito.

O vale-refeição pré-pago é adquirido pelo empregador e entregue ao funcionário com o valor já depositado. Já o vale-refeição débito é um cartão que o funcionário usa para comprar a refeição e o valor é descontado na folha de pagamento.

Diferenças entre vale-refeição e vale-alimentação!

Os vale-refeição e vale-alimentação são dois benefícios ofertados por muitas empresas aos seus funcionários. Apesar de terem o mesmo objetivo, existem algumas diferenças entre eles.

O vale-refeição é um benefício que dá ao funcionário o direito de comprar refeições em estabelecimentos conveniados com a empresa. Geralmente, esse benefício é oferecido como forma de incentivo para que o funcionário almoce no local de trabalho e, assim, diminua o tempo de almoço fora do ambiente corporativo.

Já o vale-alimentação é um benefício que pode ser usado para comprar alimentos em qualquer estabelecimento, seja ele conveniado ou não. Esse benefício é geralmente oferecido como forma de incentivo para que o funcionário mantenha uma alimentação saudável e balanceada, pois ele tem a liberdade de escolher onde comprar os alimentos que melhor atendem às suas necessidades.

O vale refeição é obrigatório? Qual o seu valor máximo?

Apesar de ser um benefício importante, o valerefeição não é obrigatório para todas as empresas. A lei apenas obriga as empresas com mais de 10 funcionários a oferecerem o valerefeição ou o valealimentação. Caso a empresa opte pelo valerefeição, o valor do vale pode ser descontado do salário do funcionário. Já o valealimentação é um benefício que não pode ser descontado do salário.

O VR só pode ser até 20% do salário do colaborador.

Pode descontar o VR do salário do colaborador?

Descontar o Vale-refeição do salário do colaborador é uma prática comum em muitas empresas. No entanto, é importante verificar se a empresa está cumprindo todas as regras que regem o benefício.

O Vale-refeição é um benefício concedido aos colaboradores para que possam comprar refeições em restaurantes conveniados. A empresa pode optar por descontar o valor do benefício diretamente do salário do colaborador ou repassar o valor para uma instituição.

Caso a empresa opte pelo desconto do Vale-refeição do salário do colaborador, é importante que seja feito de forma correta. O desconto só pode ser feito em folha de pagamento, mediante autorização prévia e expressa do colaborador. Além disso, o desconto não pode ser superior ao valor do benefício.

Para garantir que o desconto seja feito da forma correta, a empresa deve emitir um documento para o colaborador autorizando o desconto. Este documento deve conter informações como o valor do benefício, o percentual que será descontado e a data do desconto.

Conheça Mais Sobre o PAT – Progama de Alimentação do Trabalhador

O PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador é um programa do Governo Federal que tem como objetivo fornecer alimentação aos trabalhadores de baixa renda. Esse programa é voltado para trabalhadores que ganham até 2 salários mínimos e que trabalham em empresas com mais de 100 funcionários.

O programa foi criado em 2004 e, desde então, já beneficiou mais de 3 milhões de trabalhadores. O PAT é administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e tem como parceiros as empresas beneficiadas e as organizações não governamentais (ONGs) que prestam o serviço de alimentação.

Por meio do PAT, os trabalhadores têm acesso a uma alimentação balanceada e de qualidade, o que contribui para a melhora da sua saúde e para o aumento da produtividade no trabalho. Além disso, o programa também promove a inclusão social dos beneficiários, uma vez que a alimentação é um direito de todos.

No ano de 2013, o PAT foi ampliado para atender ainda mais trabalhadores. A partir daquele ano, o programa passou a beneficiar também os trabalhadores autônomos e os microempreendedores individuais (MEIs).

O PAT é um programa que realmente contribui para a melhoria da vida dos trabalhadores de baixa renda. A alimentação é um direito de todos e, com esse programa, o Governo Federal está cumprindo com sua responsabilidade de garantir o acesso a uma alimentação de qualidade para todos os cidadãos.

Para mais informações sobre o PAT, clique aqui.

Benefícios Para Empresa ao conceder vale-refeição!

Um vale-refeição oferece diversos benefícios para as empresas, tais como:

1. Atrair e reter talentos

Oferecer um vale-refeição é uma forma de atrair e reter os melhores talentos para a sua empresa. Isso porque, hoje em dia, os profissionais valorizam cada vez mais benefícios que facilitem o seu dia a dia, como o vale-refeição.

2. Diminuir os custos com alimentação

Conceder um vale-refeição para os seus funcionários também pode ser uma forma de diminuir os custos com alimentação. Isso porque, com o vale-refeição, os funcionários têm acesso a refeições mais baratas e, consequentemente, a empresa gasta menos.

3. Aumentar a produtividade

Oferecer um vale-refeição para os seus funcionários também pode aumentar a produtividade da sua equipe. Isso porque, com o vale-refeição, os funcionários têm acesso a refeições mais saudáveis e, consequentemente, se sentem mais dispostos e produtivos no trabalho.

4. Melhorar a imagem da empresa

Oferecer um vale-refeição para os seus funcionários também pode melhorar a imagem da sua empresa. Isso porque, ao oferecer, a empresa demonstra que se preocupa com o bem-estar dos seus funcionários e isso pode aumentar a sua credibilidade perante o mercado.

Como fazer uma boa gestão de vale-refeição!

É essencial para o sucesso da implementação dos vales-refeição que as empresas tenham um bom sistema de gestão, e consiga ter o controle da melhor forma possível. Pensando nisso a Nutricash desenvolveu o Nutricash Refeição, a nossa solução para empresas que têm dificuldades de ter um melhor controle, além de ter acesso a uma rede de parceiros em todos Brasil.

Clique aqui e conheça mais sobre as nossas soluções para sua empresa e setor de RH.