Solicite uma Proposta
Voltar
8983

Entenda como reduzir impostos através do vale-refeição

Colaboradores satisfeitos produzem mais e melhor, não é? Parece óbvio, mas tem muita empresa que não pensa nisso. A melhora da produtividade, além da retenção de talentos, devem ser alguns dos principais motivos para que gestores invistam em benefícios para os seus funcionários. Outro ponto a ser levado em consideração é a saúde financeira da empresa.

Sim, é possível economizar e oferecer benefícios à sua equipe. Ao contrário do pagamento de um valor adicional em dinheiro, que pode ser entendido como salário e, consequentemente, taxado como tal, os tickets de refeição ou alimentação são livres de impostos. Isso significa que, ao oferecer este tipo de vantagem, a empresa se adequa aos padrões do Programa de Alimentação do Trabalhador.

O PAT, como é conhecido, é uma iniciativa do governo federal para oferecer incentivos fiscais às empresas cadastradas. Criado na década de 70 como uma forma de garantir a alimentação e nutrição dos funcionários, principalmente os de baixa renda, o programa foi evoluindo junto com a realidade das empresas. Atualmente, ele pode ser oferecido para todos os funcionários de qualquer empresa em formato de vale-refeição ou vale-alimentação.

Oferecer um cartão de vale-refeição permite que o quadro de funcionários possa aproveitar do seu horário de almoço da forma mais adequada e atraente possível. Diferente do vale-transporte, este não é um benefício obrigatório. Seu oferecimento é um “plus” para motivar os colaboradores de uma empresa, que se sentem valorizados e, consequentemente, trabalham melhor e entregam maiores resultados.           

Além disso, o aumento desta sensação de satisfação garante a atração de novos talentos e a manutenção destes profissionais em seus empregos. Diante de um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, oferecer benefícios é um diferencial importante para qualquer empresa. Todos os colaboradores, devidamente registrados – incluindo estagiários e terceirizados – estão aptos a serem beneficiados através do PAT.    A única exigência do programa é que os beneficiados recebam até cinco salários mínimos.         

Outra grande vantagem para os gestores é a isenção dos encargos sociais sobre o valor do benefício para as empresas de lucro real e presumido. Ou seja: A empresa que adere ao Programa não possui custos para oferecer este benefício aos seus funcionários e ainda conta com incentivos fiscais do governo.

Isso significa que empresas cadastradas ao PAT ganham uma dedução de até 4% no Imposto de Renda. Como a participação de cada empresa é opcional, os gestores que decidirem por sua adesão já podem imediatamente solicitar a redução do IR baseado no valor similar ao do benefício alimentar.

A economia também acontece na redução dos custos operacionais e administrativos. Para empresas que oferecem alimentação interna, como em casos de refeitórios terceirizados, a administração do serviço passa a ser realizada pelo fornecedor diretamente com usuário do cartão.

Outra vantagem é que a gestão do benefício é feita através de uma ferramenta digital, que agiliza e facilita o trabalho da equipe de departamento pessoal, responsável por esse intermédio. Desta forma, é possível abandonar as planilhas feitas de forma manual e economizar tempo, além de ser mais segura.

Se interessou em oferecer o benefício para os seus colaboradores? O primeiro passo na hora de decidir oferecer o benefício é procurar um fornecedor que esteja vinculado ao   PAT e descobrir qual o plano que se adequa mais à realidade da sua empresa.                           

Lembre-se sempre que oferecer benefícios aos seus colaboradores é investir na saúde do seu negócio. A oferta de uma boa alimentação gera mais qualidade de vida e aumenta o nível de satisfação pessoal e profissional de cada um. Diante deste cenário, é possível acompanhar uma diminuição significativa no índice de faltas e atrasos, além da melhora de produtividade.

Agora você entendeu como cadastrar a sua empresa no PAT e oferecer benefícios aos seus colaboradores. Diante disso, já pode conseguir descontos no Imposto de Renda e melhores condições para a empresa. Aproveite!