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Quais alimentos incluir nas saladas durante o verão

18.02.16

Segundo pesquisa do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), estamos passando por um dos verões mais extremos dos últimos tempos, devido o aquecimento global e um fenômeno El Niño dos mais poderosos. Por isso, precisamos pensar em maneiras para aproveitar a estação com uma alimentação leve e saudável e as saladas são sempre uma boa opção.

O mais importante é você saber montar a sua salada de forma criativa e completa, para que ela seja a mais nutritiva possível. Portanto, nada tão importante como saber o que cada tipo de alimento agrega nessa composição.

Começando pelos legumes, como a cenoura, tomate, beterraba e pepino que contribuem com o aumento do valor nutricional de sua salada. Não podendo ser confundidos com as leguminosas, que nesse caso pode-se optar por soja, feijão, grão de bico e lentilha.

As folhas agem como “personagem principal” na maioria das saladas, portanto, não podemos esquecer de variar essa opção e quebrar a ideia que a única folha existente é o alface. Existem outras opções deliciosas como rúcula, agrião, acelga, almeirão e repolho.

As proteínas como carnes podem combinar bem com a salada, tanto a carne vermelha quanto a branca. Para que a apresentação fique mais interessante, uma boa opção é colocar esses ingredientes em pequenos pedaços, desfiado ou até mesmo ralado. Ovos e queijos também cumprem essa função e dão um sabor incrível às saladas.

Por fim, temos as sementes crocantes que levam fibras para as saladas através da linhaça, semente de girassol, quinoa, gergelim, castanha do pará, castanha de caju, nozes, amêndoas, dentre outros.

Saber se alimentar é indispensável para manter a saúde nesse verão!





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