Notícias

Ver todas as notícias

Os mitos e verdades sobre o chocolate

Alimentação saudável - 01.04.17

Abril é o mês oficial do chocolate por ele ser consumido com mais intensidade na semana da Páscoa. Mas, sabemos que essa maravilha de doce não é consumida somente neste período e por isso, seu excesso pode fazer mal à saúde. Saiba então o que é mentira e o que é verdade sobre o que dizem ser benefício ou malefício do doce que é produzido à base de cacau e agrada a maioria.

 

Provoca acne

Mito. Não há nenhuma comprovação científica sobre os malefícios que o chocolate pode causar à pele. A acne pode ser provocada por uma dieta rica em carboidratos de alto índice glicêmico, como doces, pães e biscoitos, que tendem a gerar uma alteração na resistência do organismo à insulina, podendo causar o aparecimento de espinhas, além de depender de outros fatores (hormonais, genéticos ou emocionais).

 

Evita o estresse

Verdade. O chocolate pode reduzir os níveis de cortisol após duas semanas de consumo diário. Conhecido como hormônio do estresse, o cortisol pode alterar a produção hormonal, aumentar processos inflamatórios e a pressão sanguínea.

 

Chocolate amargo não engorda

Mito. O chocolate é bem calórico e se for ingerido em grande quantidade pode descontrolar qualquer plano alimentar. Uma quantidade pequena diária de chocolate amargo, em torno de 25g, fornece cerca de 100 kcal. Ótima sugestão para ser ingerido entre as refeições almoço-jantar.

 

É um alimento funcional

Verdade, mas somente a versão amarga. Os alimentos funcionais produzem efeitos benéficos para o organismo, além de sua capacidade de nutrir. A versão amarga do chocolate regula algumas funções corporais, uma vez que é composto por maior quantidade de massa de cacau e contém flavonoides, que são poderosos antioxidantes, semelhantes aos descrito no chá, vinho tinto, e várias frutas e vegetais. Os flavonoides são responsáveis pelo sabor amargo do chocolate, porém, apresentam qualidades funcionais importantes, funcionando como um anti-inflamatório para nossos vasos e melhorando nosso sistema imunológico.

 

Provoca cáries

Mito. Na verdade é o açúcar contido no chocolate, assim como em centenas de outros alimentos, que pode provoca cáries. Para evitá-las, uma boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista são o melhor antídoto.

 

Melhora o humor

Verdade. Outra importante propriedade do chocolate amargo é sua capacidade de estimular substâncias neurotransmissoras no sistema nervoso central, responsável pelo humor e bem-estar. Ele pode ajudar a reduzir aquela irritação da TPM, principalmente na semana que antecede o início do fluxo menstrual.

 

Fonte: Vogue e Boa Saúde.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *