Notícias

Ver todas as notícias

O impacto da qualidade nutricional no bem estar do seu funcionário

Gestão - 19.02.18

 

O dia a dia de trabalho pode ser exaustivo para muitas pessoas, e as consequências se refletem em forma de baixa produtividade e desmotivação. Muitos colaboradores se sentem cansados e com sintomas de estresse, o que contribui para o cansaço corporal e a aquisição de péssimos hábitos alimentares. Para prevenir problemas como esse é preciso incentivar a mudança de atitudes dentro da própria empresa, além de apostar em uma nutrição adequada. Hoje em dia, a alimentação é considerada a chave para o bem estar físico e mental para qualquer indivíduo que deseje uma vida mais saudável e longe de doenças.

 

No ambiente de trabalho não é diferente, por isso é aconselhável que sua empresa promova palestras com nutricionistas para orientar os colaboradores quanto à composição das refeições, além de adotar algumas outras atitudes simples como oferecer frutas como opção de lanches, inclusão de cardápio mais balanceado e leve em gorduras e açúcares para quem possui refeitório in loco, dentre outras opções.

 

No entanto, não é tarefa apenas da empresa incentivar o funcionário a adotar hábitos saudáveis, pois a motivação em ter uma alimentação adequada a uma vida mais equilibrada deve partir do próprio funcionário.

 

Veja alguns benefícios que o seu colaborador adquire ao se alimentar melhor:

 

Previne doenças: Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes fortalece o sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente contra o ataque de vírus e bactérias que causam enfermidades. Portanto, quem tem boa saúde tem as condições ideais para realizar seus trabalhos.

 

Melhora a assiduidade no trabalho: Quando a empresa se torna coadjuvante no fornecimento das suas refeições diárias, seja por oferecer lanches saudáveis, promover um café especial ou oferecer um cartão refeição, por exemplo, os funcionários podem se dedicar completamente ao serviço sem atrasos, já que não há a necessidade dele dispender tempo preparando suas próprias refeições para trazê-las todos os dias, o que, considerando a rotina de um trabalhador, requer bastante tempo. No entanto, há aqueles colaboradores que gostam de preparar suas próprias refeições para assegurar a higiene e dosagem de temperos que consomem, e neste caso um cartão alimentação se encaixa muito bem.

 

Melhora a produtividade: Com refeições repletas de alimentos saudáveis os funcionários se sentirão mais dispostos e alegres em executar suas atividades. Essa mudança de hábito melhora a produtividade e torna os trabalhos mais eficientes, contribuindo para o melhor rendimento do funcionário e da empresa.

 

Investir na qualidade de vida do colaborador é vantajoso para a empresa, pois garante um funcionário mais motivado, disposto a produzir, além da diminuição no número de afastamentos por doenças ocupacionais. Contudo, é benéfico também para o colaborador que passará a adquirir hábitos mais saudáveis. Isto refletirá em seu dia a dia e trará resultados perenes no que se refere a bem estar e qualidade de vida.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *