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Aprenda a ler os rótulos dos alimentos

31.03.16

Antes de comprar um alimento mantenha-se atento a toda a sua composição e não prenda sua atenção apenas na quantidade de calorias descrita. A garantia de sua saúde não depende apenas desse componente.

Para isso vamos ensinar como fazer um checklist completo dos rótulos dos alimentos, não se esquecendo de realizar a comparação entre os produtos.

%VD: A sigla significa percentual de valores diários e uma média de consumo calórico para a população brasileira adulta saudável, que é de 2000 kcal. O asterisco que acompanha essa sigla refere-se que os valores apresentados são referenciais e modificáveis de acordo coma necessidade de cada pessoa. Essa média foi utilizada como referência para os valores diários. É importante saber que as necessidades diárias variam de acordo com alguns parâmetros como a idade a pratica de atividade física e estado de saúde de cada pessoa, ou seja, não é regra e deve ser considerada individualmente.

Porção: Esse item indica qual a quantidade que o alimento deve ser consumido de modo saudável. Esse é uma ótima referência para comparação entre produtos.

Valor energético: O corpo humano após consumir carboidratos, proteínas ou gorduras libera energia, esse valor encontra-se também nos rótulos dos alimentos denominado “Valor energético”.

Os macro nutrientes também precisam ser analisados (Carboidratos, proteínas e gorduras): Os carboidratos possuem função energética, permitindo ao corpo manter suas atividades vitais.

As proteínas são importantes na construção e reconstrução de nossas células e tecidos. Podem também desempenhar função hormonal e de defesa.

As Gorduras totais são excelentes fontes de energia e ainda ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. É um item importantíssimo a ser observado para quem visa saúde e boa forma. As gorduras saturadas devem ser consumidas com cautela, pois em grandes quantidades pode trazer riscos à saúde. Já a Gordura Trans deve ser totalmente evitada, pois nosso corpo não precisa desse tipo de gordura e quando consumido em grandes quantidades pode aumentar o risco de doenças do coração.

Ao contrário da Gordura Trans a fibra alimentar é muito boa para o organismo, pois elas ajudam a controlar as taxas de glicemia e de colesterol, melhoram a função intestina e ainda aumentam a nossa saciedade. O Sódio, quando utilizado em excesso, é bastante prejudicial ao nosso corpo, provocando retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.

Referências: Anvisa e Ministério da Saúde do Brasil.





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