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Alimentos que ajudam a combater o estresse

03.03.16

O estresse do dia a dia que aflige muitos trabalhadores brasileiros pode ser combatido com uma alimentação direcionada através de nutrientes que produzem serotonina em nosso corpo. Veja quais itens podem integrar o seu cardápio:

Peixes e frutos do mar: contêm zinco e selênio, que diminuem a ansiedade. Cereais integrais são ótimas fontes de zinco. O selênio pode ser encontrado no atum enlatado e na carne de peru.

Espinafre e brócolis: são fontes de ácido fólico, cuja deficiência pode provocar depressão. Procure consumir de duas a três porções por semana.

Banana: possui nutrientes que estimulam a produção de serotonina. Consuma uma banana todo dia.

Laticínios: iogurte, leite e queijo são ricos em proteínas e triptofano. Consuma uma fatia de queijo ou um copo de leite por dia.

Abacate: rico em magnésio, essenciais na síntese de serotonina. Coma uma unidade uma vez por semana.

Laranja: ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. A fruta é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B. A ingestão de vitamina C inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo.

Maracujá: as folhas do maracujá contêm alcalóides e flavonóides, substâncias depressoras do sistema nervoso central, responsável pela sensibilidade e pela consciência.

Alguns alimentos devem ser excluídos do cardápio. Doces e cafés com muito açúcar dão sensação de prazer imediato e explosão de energia, mas, duas horas depois, provocam uma queda acentuada do açúcar no sangue. Evite também as frituras, que contêm gorduras do mal e surtem o mesmo efeito.





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