Notícias

Ver todas as notícias

08 dicas para motivar os colaboradores no início de 2019

Gestão - 31.12.18

2019 se aproxima e com ele um ano de muitos desafios para as empresas, diante de um cenário ainda de incertezas quanto às questões políticas e comportamento da economia. Nesse sentido, manter uma equipe altamente motivada e engajada é fundamental para enfrentar os desafios que se aproximam e alcançar os objetivos traçados por sua empresa. Existem diversas formas de se motivar uma equipe sem, necessariamente, ter que promover aumentos salariais. Confira abaixo algumas sugestões de ações para serem adotadas hoje mesmo pela sua empresa:

01 – Preocupe-se com a vida pessoal do seu colaborador

Mais do que uma mão-de-obra, o seu funcionário é um indivíduo com necessidades e ambições de vida que precisam ser valorizadas e respeitadas. Procure entender um pouco sobre a sua realidade de vida e tente, dentro de suas limitações, oferecer condições ideais para que ele consiga alcançar seus objetivos. Colaborador feliz é colaborador motivado. Estender suas ações internas para o alcance de sua família é uma saída interessante. Ações como homenagem no Dia das Crianças, permitir levar em um dia os filhos ao trabalho ou um incentivo à compra de materiais escolares são oportunidades de estreitamento desse vínculo.

02 – Desenvolva um programa de educação financeira

Problemas financeiros fazem parte da realidade de uma gama de brasileiros e isto afeta diretamente seu desempenho profissional. É papel, portanto, das empresas estarem atentos a essas realidades em seu ambiente de trabalho e desenvolver iniciativas que contribuam para um reequilíbrio das finanças dos colaboradores.

03 – Revise os valores dos benefícios concedidos

Ainda que a satisfação com o salário seja sempre um ponto crítico sinalizado pelos colaboradores, é possível ampliar o poder de consumo e manter a motivação em alta através de uma consistente política de benefícios. Além de reter talentos, oferecer benefícios contribui diretamente para a manutenção de uma equipe engajada e produtiva. Mas é preciso lembrar que o poder de consumo de benefícios como o vale-alimentação e o vale-refeição se reduzem a cada ano por conta da inflação, caso não hajam reajustes periódicos.

04 – Crie campanhas de incentivo

Estabeleça metas, período e regras bem simples e compreensíveis. Estimular em curtos períodos o alcance de objetivos é um forma prática e eficiente de se conquistar melhoras no desempenho, sem despender muitos esforços e recursos.

05 – Envolva seus colaboradores nas tomadas de decisões

O empoderamento dos funcionários é uma forma importante de conquistar verdadeiros aliados que estarão do seu lado, comprometidos com os objetivos traçados. Para isso, é importante envolver os funcionários em processos de decisão para que eles se sintam, de fato, agentes participativos e transformadores. Isto pode ser feito desde o estímulo a novas ideias e práticas no ambiente de trabalho, como também à abertura de discussões sobre mudanças internas com o levantamento de sua opinião sobre o processo.

06 – Proporcione reconhecimentos públicos

Esse fato é bem simples e de conhecimento quase que tácito, mas nem sempre observado em práticas efetivas. Fazer o reconhecimento público de um funcionário eleva sua estima e  o faz sentir que seus esforços e dedicação são reconhecidos pela empresas. Criar premiações de destaques, homenagear funcionários que completam tempo de casa ou aqueles que contribuíram com ideias são formas eficazes de adotar essa prática.

07 – Ofereça mais flexibilidade no ambiente de trabalho

Cada vez mais, uma nova geração tem entrado no mercado de trabalho almejando ambientes de trabalho mais modernos e flexíveis. Avalie a sua operação e veja como adaptar-se a essa nova realidade. A flexibilidade pode estar no horário de trabalho, nos trajes ou mesmo nas estações de trabalho, permitindo que o funcionário possa trabalhar em diferentes locais sem um ponto fixo.

08 – Incentive a prática de feedbacks

É importante que o funcionário saiba como tem sido o seu desempenho para que possa ter um direcionamento do que precisa fazer ou corrigir para crescer profissionalmente. Cabe aos líderes exercer o feedback periodicamente, sem necessitar, por exemplo, de um momento formal para tal. Vale salientar a importância também de dar voz ao colaborador para ouvir sua opinião e contribuições.

 

A Nutricash possui diferentes produtos que podem contribuir para a melhora da motivação e engajamento da sua equipe. Entre em contato conosco para saber mais!

 





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *